ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é o momento em que o aluno fecha seu ciclo na educação básica e segue para a educação superior. Pensando nessa preparação específica e intensa, o Colégio Shalom tem uma proposta diferenciada em meio à sociedade que generaliza o jovem em seu modo de viver e pensar. Aqui o jovem é valorizado a partir de suas experiências de vida, assim como, estimulado a desenvolver o seu potencial de maneira integral. O Colégio oferece uma experiência educacional completa que envolve todas as áreas do ser do aluno propiciando através da reflexão e acompanhamento pedagógico personalizado o desenvolvimento pessoal e social do aluno, favorecendo assim o planejamento de ações para construir o futuro.

Nossa proposta pedagógica insere o jovem no mundo ofertando novos conhecimentos e o preparando para enfrentar os diversos desafios da contemporaneidade. Nesta perspectiva, a carga horária oferecida é diferenciada e adaptada para atender a todas as exigências do ENEM e dos vestibulares que os alunos possam participar.

Trabalhando com diversos projetos, o Colégio Shalom favorece ao aluno reconhecer seus talentos, lidar com suas limitações e, até mesmo, superar os desafios que são propostos em seu dia a dia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ENSINO MÉDIO

Tendo por base a LDB 9.394/96 Art. 35 o Ensino Médio enquanto modalidade de ensino tem como principal objetivo a formação básica do cidadão, através de:

 

  • consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

  • preparação básica para o trabalho e a cidadania do aluno, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

  • aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada componente curricular.

Tais objetivos são evidenciados na proposta pedagógica do Colégio Shalom de forma que, ao final desta etapa de ensino, o aluno obtenha visão integrada de mundo e de si próprio através de um aprendizado significativo pautado nos valores do Evangelho.

 

NOSSO DIFERENCIAL 

  • Laboratório de Redação: semanalmente os alunos são atendidos individualmente, pelo professor de redação, para assim corrigir e aprimorar as produções escritas apresentadas.

  • Cursos Básicos: são cursos de componentes curriculares específicos com conteúdos básicos para sanar as dúvidas e dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, auxiliando-os a caminhar melhor em sua trajetória estudantil.

  • Simulados ENEM: os alunos do Ensino Médio fazem avaliações estilo ENEM, já se preparando para tal  exame desde o 1º ano do mesmo.

  • Acompanhamento realizado pelo Núcleo de Apoio Psicológico (NAP): atendimento psicológico para demandas emocionais pontuais, assim como, em caso de necessidade, o setor sugere encaminhamentos para atendimentos com profissionais específicos.

  • Orientação de Estudo: o Núcleo de Apoio Psicológico no início do ano letivo orienta e acompanha cada aluno sobre como construir seu horário de estudo, tornando-o  responsável por seu desenvolvimento. Durante o ano, o aluno pode procurar o setor para refazer ou adaptar o horário conforme a necessidade. 

  • Acompanhamento Pedagógico Personalizado: a equipe pedagógica do Colégio acompanha o aluno em suas necessidades pedagógicas e faz atendimento às famílias dando orientação e suporte.

  • Equipe de Professores Qualificados: contamos com uma equipe de professores com vasta experiência e excelência acadêmica.  

  • Evangelização: durante todo o ano os alunos participam de várias ações de evangelização, adoração semanal, missas, confissões, aulas de formação cristã, acompanhamentos pessoais e retiros de espiritualidade.

  • Participação em olimpíadas acadêmicas: Canguru de Matemática, OBA, OBQJR, OBF, ONC.

  • Participação em olimpíadas esportivas internas: na qual os alunos são são motivados a se desenvolver continuamente superando os próprios limites.

  • Carga Horária Intensiva: o aluno tem cerca de 40 horas semanais de aula nas quais os professores trabalham conteúdos de revisão e resolução de questões para ENEM e outros vestibulares.

 

PROJETOS

Em cada projeto vivenciado no Colégio Shalom, as atividades são realizadas de forma contextualizada, proporcionando ao aluno uma visão ampla do conhecimento em um aprendizado estimulado por meio da experiência e o desenvolvimento da autonomia. 

Abaixo estão elencados os principais projetos vivenciados no Ensino Médio do Colégio Shalom.

Orientação Profissional: Durante todo o Ensino Médio é trabalhado com os alunos o autoconhecimento, escolhas, decisões, aptidões e limites, a fim de que possam realizar uma escolha segura ao final da trajetória no Colégio.

 

Welcome to my Life: Através da reflexão e atuação com pais, alunos e professores, o projeto tem por objetivo favorecer entre os alunos o sentido de vida, vivência de valores, virtudes e oferecer novos recursos para lidar com o sofrimento. 

 

Empreendedorismo e Projeto de Vida: Com base nas competências previstas pela BNCC, focalizando em temáticas relevantes, o projeto visa desenvolver a atitude empreendedora do aluno despertando - o para metas e objetivos de vida em meio ao estímulo da convivência, autoconhecimento e inteligência emocional, educação financeira, escolha profissional, métodos de estudo, mercado de trabalho e valores.

Monitoria: Projeto no qual o aluno é protagonista na construção do próprio conhecimento. Colocando-se como responsável pelo conhecimento de componente curricular específico e sob a orientação de professor responsável pelo mesmo, o aluno tem por objetivo superar juntamente com os colegas de classe respostas prontas e formatadas, o silenciamento de dúvidas, exercendo a capacidade de descentração promove ambiente de reflexão e consequente autonomia.

 

SECULSH: Projeto que envolve atividades científicas, esportivas, culturais e sociais, em que  o aluno desenvolve trabalhos significativos para aprendizagem. São explorados temas através de trabalhos científicos e feira de ciências, juntamente com apresentações artísticas, maquetes e experiências significativas. É promovido também momentos esportivos, com atividades lúdicas e de  circuito. Com a participação das famílias, o aluno atua por meio de arrecadações em projetos sociais da cidade. Por fim, a culminância do Projeto se dá com um momento cultural do qual toda a comunidade escolar é convidada.

 

Colégio Shalom educando a inteligência e o coração