COLSH002-2020IMG_2803_edited.jpg

Breve Histórico

Em 13 de fevereiro de 1987, na cidade de Fortaleza, é fundado o Colégio Shalom com o propósito de evangelizar e capacitar a juventude para a transformação do mundo segundo os valores cristãos.

 

Inaugurado à avenida Virgílio Távora e em seguida mudando para a rua Israel Bezerra, o Colégio Shalom iniciou sua atividade com ações educativas voltadas à educação infantil. Com o passar dos anos ampliou sua ação aos demais segmentos, como Ensino Fundamental e Médio, sendo então necessária a mudança para outro prédio situado na rua Professor Dias da Rocha.

No ano de 2012, o Colégio Shalom celebrou seu Jubileu de Prata. Esta foi uma  ocasião oportuna para dar graças a Deus pelos inúmeros profissionais e construtores da sociedade cuja personalidade, visão de mundo e capacitação o Colégio ajudou a construir.

Atualmente, na Sede João Paulo II, o Colégio Shalom localiza-se à rua Oswaldo Cruz, 3401, na cidade de Fortaleza, onde busca desenvolver com excelência sua missão institucional de educar a inteligência e o coração promovendo uma educação integral de qualidade a todos seus alunos.

O Colégio Shalom nas palavras do Fundador e Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

Podemos afirmar que o Colégio Shalom teve início com a própria geração de nossa vocação.

 

Como Obra e Comunidade Shalom, Deus nos deu uma vocação: sermos discípulos e ministros da paz neste mundo. Isso significa evangelizar, levar o Shalom do Pai ao coração de todos os homens.

 

Sabemos que a palavra Shalom é muito mais que uma mera tradução da palavra “paz”. Ela simboliza toda a obra de salvação que Deus deseja fazer na vida de cada homem e de todos os homens. É o resumo de nossa missão como ministros da Paz. Deus nos chama a levar o Shalom, essa Paz, que é Cristo Jesus, o Shalom do Pai, de duas formas distintas: contribuindo para a renovação do apostolado da Igreja e sendo instrumento de evangelização e de transformação dos meios seculares.

 

 

 

 

 

No ambiente secular da educação nós, enquanto Comunidade Shalom, portadora de um Carisma novo para os dias de hoje, sentimo-nos chamados a levar a paz que só Deus pode dar. As Sagradas Escrituras ensinam: “O Espírito Santo é o educador das almas” (Prov. 1,5). Somos conscientes de que o Espírito nos impulsiona para a missão de educar, mas é Ele mesmo quem realiza a educação profunda. Como novo carisma a serviço da igreja e da humanidade, em especial dos jovens, sentimo-nos no dever de ingressar no mundo da educação.

 

A Igreja Católica goza de tradição milenar na área da educação e formação. Desde os tempos monásticos o Espírito Santo conduziu a Igreja a educar como forma de servir a Deus e aos homens. Firmados nessa tradição e mandato eclesial, de maneira bastante despretensiosa, percebemos ser da vontade de Deus iniciar o Colégio Shalom em fevereiro de 1987.

 

Pela graça de Deus e pelo testemunho de todos os que fazem parte de nossa missão no vasto e exigente mundo da educação, sejamos capazes de ministrar educação evangelizadora, formativa, renovada e integral do homem, pelo poder do Espírito e fundamentados na Palavra de Deus.

 

A metodologia do Colégio Shalom – que ousadamente afirmamos ser inspirada por Deus – é, portanto, caminho novo de educação, metodologia Shalom, metodologia de Paz, que vivencia o Evangelho e leva como principal valor o amor de Cristo Jesus.

 

Esta é a nossa proposta: descobrir a cada dia novas formas de educar em Cristo Jesus as crianças, os jovens, mais tarde os profissionais, vivenciando o Evangelho em todos os ambientes do Colégio. Cada professor, cada funcionário, cada pessoa que se dedica ao Colégio é instrumento do Espírito Santo e do amor de Deus.

 

Estamos certos de que somente com o testemunho de fé, esperança e caridade de todos podemos educar para a maturidade e liberdade dos filhos de Deus as crianças e jovens a nós confiados. Pelo poder da caridade misericordiosa de Cristo Jesus, no poder da palavra de Deus gerar crianças novas, jovens e homens novos. Com homens e mulheres novos teremos um mundo novo, feliz em toda circunstância, um mundo de Paz.

 

Este é o caminho do Senhor para nós. Educar para nós não é simplesmente informar, educar para nós é, sobretudo, gerar para Deus, gerar para a felicidade.

 

Com essas afirmações, não queremos transmitir algo piegas, mas dizer que o fundamento de toda educação autêntica está em Deus. Nós precisamos – é nossa missão – gerar para Deus aqueles que Ele nos confia. Acreditamos ser este o princípio básico de toda educação. Depois os métodos pedagógicos, depois a boa informação, depois a boa consciência, o bom fundamento científico, que, sem dúvida são essenciais à educação do homem integral. O fundamento, entretanto, não pode ser outro senão Cristo Jesus, o Shalom do Pai.

 

Moysés Louro de Azevedo Filho

Fundador da Comunidade Católica Shalom

Sejam todos muito bem-vindos ao Colégio Shalom!

 

O Papa Francisco, em seu discurso aos participantes na plenária da Congregação para a educação católica em 13 de fevereiro de 2014, convida todos os educadores a meditar “sobre sua responsabilidade de manifestar uma presença viva do Evangelho nos campos da educação, ciência e cultura”. Obedientes a voz da Igreja, iniciamos profunda reavaliação de nossa caminhada que perdurará intensamente durante o ano de 2020 e que tem contado, graças a Deus, com intensa colaboração de pais, alunos e educadores. Agradecemos desde já o interesse e participação de todos.

 

Atenta ao contexto cultural hodierno, a Comunidade Católica Shalom, como filha da Igreja, trabalhará cada dia mais intensamente para contribuir na formação de valores evangélicos, familiares, culturais e cívicos em nossas crianças e jovens através da educação integral segundo a orientação da Igreja para que “as instituições acadêmicas católicas não se isolem do mundo, mas saibam entrar intrepidamente no areópago das culturas contemporâneas e estabelecer um diálogo, conscientes do dom que podem oferecer a todos.” Como recomenda o Papa Francisco no mesmo documento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chama nossa atenção o trecho “conscientes do dom que podem oferecer a todos”. Reiteramos nossa convicção de que a contribuição da fé católica na formação da personalidade, do intelecto e da sociedade é o que de melhor e mais duradouro podemos oferecer a nossos filhos e alunos. Longe de ser atitudes piegas, tal convicção enraíza-se nos dois mil anos de contribuição na formação de uma civilização que tem produzido homens e mulheres dedicados aos mais diversos campos do saber humano a partir da visão de mundo cristão e da confiança na graça de Deus, capazes de mudar o coração do homem e de sustentá-lo com suas convicções.

 

Agradecemos a você, aluno, pai e mãe, professor, funcionário, que constrói conosco sobre as bases consistentes e confiáveis do cristianismo os alicerces de homens e mulheres novos.

 

Que o Pai de Amor e de Bondade nos proteja com Sua divina providência e nos ajude com Sua misericórdia. Que o Santo Espírito nos ilumine a todos para que forjemos em nós e nos que nos sãos confiados os pensamentos e sentimentos do Filho de Deus. Que a Rainha da Paz nos ajude a todos – crianças, jovens, Colégio e família – a vivenciar em tudo a autentica Paz.

 

Shalom,

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

Colégio Shalom educando a inteligência e o coração