INGLÊS

O ensino da língua inglesa no Colégio Shalom acontece na perspectiva de educação linguística, na qual a língua é abordada em seu status de língua franca, compreendendo as diversas implicações que este processo de ensino-aprendizagem inclui e proporcionando ao aluno percursos de conhecimento que promovem a comunicação, o multiletramento e construção de repertório linguístico. 

Durante as aulas em inglês, os alunos têm a oportunidade de vivenciar diariamente a língua em uso através de ações pedagógicas imersivas e diversificadas que promovem a oralidade, leitura, escrita, conhecimento linguístico e dimensão intercultural. Tais aulas são ofertadas aos alunos já no segundo ano da Educação Infantil e, todos os dias, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, as aulas ocorrem duas vezes por semana com o foco nas resoluções de questões do Enem e vestibular.

 A partir da vivência de virtudes e valores pautados no Evangelho integrados à missão do Colégio, através do uso da língua inglesa, o aluno é inserido ao mundo plurilíngue e multicultural como agente comprometido e responsável  capaz de transformá-lo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA:

 

  • Promover o uso da língua inglesa a partir da vivência das virtudes e valores pautados no Evangelho, bem como,  a inserção do homem na transformação do mundo plurilíngue e multicultural;

  • Desenvolver competências e habilidades para a comunicação de forma ampla. 

  • Formular repertórios linguísticos - discursivos da língua inglesa, considerando a cultura na qual é apresentada ou inserida.

 

PROJETOS

 

Read and talk: Semanalmente, os alunos da Educação Infantil ampliam seu vocabulário através do uso de tags (etiquetas). De modo a aprofundar o conteúdo aprendido, são apresentados em tags novos números, cores e palavras-chaves além das propostas no material didático.

 

Let’s Talk!: Projeto específico em que os alunos aprofundam expressões comuns ao idioma, ampliando e aprofundando as quatro habilidades da língua (ler, escrever, falar e ouvir) com um enfoque maior à oralidade.

 

Tournament of Seven Virtues: Neste projeto os alunos aprofundam de maneira “gameficada” a dimensão oral da língua  através da vivência de virtudes expressas na vida de sete santos.

 

The voice: A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, bimestralmente os alunos aprofundam a oralidade da língua inglesa de forma divertida e gameficada produzindo o “The Voice Shalom”. Cada turma divide-se espontaneamente em equipes de cantores, jurados, staff, câmeras e produção, oportunizando assim a todos participarem. A competição termina unindo cantores finalistas e conta ainda com a participação de jurados convidados fluentes na língua inglesa.

 

Mentoring: Inspirado na metodologia “active mentoring” usada em empresas para a formação de seus colaboradores além das suas competências profissionais, o Colégio Shalom oferece individualmente aos alunos que desejarem, a partir do Ensino Fundamental 2, momentos de aprendizagem semanal extracurricular para o aprimoramento do uso da língua inglesa com foco na habilidade a ser melhor desenvolvida pelo aluno.

 

Monitoria:  Projeto no qual o aluno é protagonista na construção do próprio conhecimento. Colocando-se como responsável pelo conhecimento de componente curricular específico e sob a orientação de professor responsável pelo mesmo, o aluno tem por objetivo superar juntamente com os colegas de classe respostas prontas e formatadas, o silenciamento de dúvidas, exercendo a capacidade de descentração promove ambiente de reflexão e consequente autonomia.

Colégio Shalom educando a inteligência e o coração

INSTITUCIONAL

EDUCAÇÃO

CONTATO

ENDEREÇO

Rua Osvaldo Cruz, 3401

São João do Tauape, Fortaleza/CE

© 2020 por Colégio Shalom

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram