ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

O Ensino Fundamental Anos Finais é uma continuidade do processo educacional do Fundamental Anos Iniciais no qual se dá a transição para uma rotina escolar mais autônoma ao aluno. Esta etapa da educação básica contribui para o desenvolvimento de valores éticos e morais como responsabilidade, organização e autonomia, além de aprofundar os conhecimentos adquiridos até então de forma mais específica.

Abrangendo do 6º ao 9º ano, o Colégio Shalom busca estimular a aprendizagem de maneira integral, oferecendo uma experiência educacional completa que envolve todas as áreas do ser, propiciando através da reflexão e acompanhamento pedagógico personalizado o desenvolvimento pessoal e social do aluno, favorecendo assim o planejamento de ações para construir o futuro.

Trabalhando com diversos projetos, o Colégio Shalom favorece ao aluno reconhecer seus talentos, lidar com suas limitações e, até mesmo, superar os desafios que são propostos em seu dia a dia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

​ Tendo por base a LDB 9.394/96 Art. 32 o Ensino fundamental enquanto modalidade de ensino tem como principal objetivo a formação básica do cidadão, através de:

• o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

•  a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

• o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

• o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

NOSSO DIFERENCIAL

• Acompanhamento realizado pelo Núcleo de Apoio Psicológico (NAP): atendimento psicológico para demandas emocionais pontuais, assim como, em caso de necessidade, o setor sugere encaminhamentos para atendimentos com profissionais específicos.

• Acompanhamento Pedagógico Personalizado: a equipe pedagógica do Colégio acompanha o aluno em suas necessidades pedagógicas e faz atendimento às famílias dando orientação e suporte.

• Equipe de Professores Qualificados: contamos com uma equipe de professores com vasta experiência e excelência acadêmica.

• Evangelização: durante todo o ano os alunos participam de várias ações de evangelização, adoração semanal, missas, confissões, aulas de formação cristã, acompanhamentos pessoais e retiros de espiritualidade.

• Participação em olimpíadas acadêmicas: Canguru de Matemática, OBA, OBI, OBQJR, OBF, ONC.

• Participação em olimpíadas esportivas internas: na qual os alunos são são motivados a se desenvolver continuamente superando os próprios limites.

• Aulas de inglês todos os dias: os nossos alunos chegam ao Ensino Médio com conhecimentos sólidos e fluentes na língua em suas quatro habilidades, além de uma considerável experiência em testes, o que lhes ajuda muito na preparação para o vestibular e ENEM, nos anos seguintes.

PROJETOS

Em cada projeto vivenciado no Colégio Shalom, as atividades são realizadas de forma contextualizada, proporcionando ao aluno uma visão ampla do conhecimento em um aprendizado estimulado por meio da experiência e o desenvolvimento da autonomia.

Abaixo estão elencados os principais projetos vivenciados no Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Shalom.

Empreendedorismo e Projeto de Vida: Com base nas competências previstas pela BNCC, focalizando em temáticas relevantes, o projeto visa desenvolver a atitude empreendedora do aluno despertando - o para metas e objetivos de vida em meio ao estímulo da convivência, autoconhecimento e inteligência emocional, educação financeira, escolha profissional, métodos de estudo, mercado de trabalho e valores.

Monitoria:  Projeto no qual o aluno é protagonista na construção do próprio conhecimento. Colocando-se como responsável pelo conhecimento de componente curricular específico e sob a orientação de professor responsável pelo mesmo, o aluno tem por objetivo superar juntamente com os colegas de classe respostas prontas e formatadas, o silenciamento de dúvidas, exercendo a capacidade de descentração promove ambiente de reflexão e consequente autonomia.

SECULSH: Projeto que envolve atividades científicas, esportivas, culturais e sociais, em que  o aluno desenvolve trabalhos significativos para aprendizagem. São explorados temas através de trabalhos científicos e feira de ciências, juntamente com apresentações artísticas, maquetes e experiências significativas. É promovido também momentos esportivos, com atividades lúdicas e de  circuito. Com a participação das famílias, o aluno atua por meio de arrecadações em projetos sociais da cidade. Por fim, a culminância do Projeto se dá com um momento cultural do qual toda a comunidade escolar é convidada.