COLSH018-2020IMG_0951.jpg

EDUCAÇÃO INFANTIL

A proposta educacional Shalom para a Educação Infantil busca favorecer a convivência, a brincadeira, a participação, a descoberta, o expressar-se e o conhecer-se. Todos estes direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionam a criança pensar, agir, interagir, cooperar e ter respeito fundamentado na unidade, na ajuda mútua,  além de investir na potencialidade física, socioafetiva, cognitiva e espiritual conforme o nível de desenvolvimento de cada criança.

Desta maneira, é promovida uma educação integral na qual a aprendizagem e o desenvolvimento da criança são construídos de forma contextualizada e estabelecidas em cinco Campos de Experiência:

• o eu, o outro e o nós;

• corpo, gestos e movimentos;

• traços, sons, cores e formas;

• escuta, fala, pensamento e imaginação;

• espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

• Proporcionar um ambiente interativo e rico em experiências de aprendizagem no qual a criança participe da construção de seu conhecimento como sujeito ativo, fazendo uso dos esquemas mentais próprios a cada etapa de seu desenvolvimento.

• Oportunizar atividades lúdicas que favoreçam a exploração, a descoberta e a valorização de suas experiências individuais e coletivas.

• Despertar a curiosidade e desenvolver a imaginação.

• Desenvolver habilidades como: movimentar, recortar, pintar, perceber, organizar, pinçar, escrever, analisar, comentar, comparar, concluir, interagir, explicar e resumir.

Compreendendo a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica,  o Colégio Shalom ressalta a importância deste processo educativo através da intencionalidade educativa apresentada em todo empenho desdobrado pela comunidade escolar em proporcionar aos alunos condições para seu desenvolvimento pleno e integral.

NOSSO DIFERENCIAL

• Material didático exclusivo: fundamentado nos valores do Evangelho e Carisma Shalom;

• Acompanhamento realizado pelo Núcleo de Apoio Psicológico (NAP): atendimento psicológico para demandas emocionais pontuais, assim como, em caso de necessidade, o setor sugere encaminhamentos para atendimentos com profissionais específicos.

• Acompanhamento Pedagógico Personalizado: a equipe pedagógica do Colégio acompanha o aluno em suas necessidades pedagógicas e faz atendimento às famílias dando orientação e suporte.

• Equipe de Professores Qualificados: contamos com uma equipe de professores com vasta experiência e excelência acadêmica.

• Evangelização: durante todo o ano os alunos participam de várias ações de evangelização, adoração semanal, missas, aulas de formação cristã, celebrações em tempos litúrgicos especiais, além de ações de arrecadação e solidariedade com instituições filantrópicas.

PROJETOS

Em cada projeto vivenciado no Colégio Shalom, as atividades são realizadas de forma contextualizada, proporcionando ao aluno uma visão ampla do conhecimento em um aprendizado estimulado por meio da experiência e o desenvolvimento da autonomia.

Abaixo estão elencados os principais projetos vivenciados na Educação Infantil do Colégio Shalom.

Virtuosos - O projeto objetiva contribuir com a formação integral do aluno, oportunizando a compreensão e a consciência de uma vida com valores e virtudes. Este projeto é explorado durante todo o ano letivo.

Read and talk - Semanalmente, os alunos da Educação Infantil ampliam seu vocabulário através do uso de tags (etiquetas). De modo a aprofundar o conteúdo aprendido, são apresentados em tags novos números, cores e palavras-chaves além das propostas no material didático.

Feira Literária - Este projeto busca compreender diversos gêneros textuais, hábitos de leitura, conhecimento crítico dos gêneros literários, ampliar vocabulário e desenvolver a oralidade através da leitura e práticas de letramento. Neste projeto, a metodologia é diversificada através de apresentações culturais, apresentações teatrais, música, visita literárias em bibliotecas, contação de histórias, etc.

SECULSH Kids - Projeto que envolve atividades científicas, esportivas, culturais e sociais, em que  a criança desenvolve trabalhos significativos para aprendizagem. São explorados temas através de trabalhos científicos e feira de ciências, juntamente com apresentações artísticas, maquetes e experiências significativas. É promovido também momentos esportivos, com atividades lúdicas e de  circuito. Com a participação das famílias, a criança atua por meio de arrecadações em projetos sociais da cidade. Por fim, a culminância do Projeto se dá com um momento cultural do qual toda a comunidade escolar é convidada.

Colégio Shalom educando a inteligência e o coração