
EDUCAÇÃO INFANTIL
A proposta educacional Shalom busca favorecer a convivência, a brincadeira, a descoberta, a participação e o expressar-se e conhecer-se, que estão relacionados às dez competências gerais da BNCC, proporcionando ao educando, pensar, agir, interagir, cooperar e ter respeito, fundamentando na unidade, na ajuda mútua, investindo na potencialidade física, socioafetiva, cognitiva e espiritual, segundo o nível de desenvolvimento de cada criança.
Promove uma educação onde a aprendizagem e o desenvolvimento são construídos de forma contextualizada estabelecendo os cinco CAMPOS DE EXPERIÊNCIA, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:
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o eu, o outro e o nós;
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corpo, gestos e movimentos;
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traços, sons, cores e formas;
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escuta, fala, pensamento e imaginação;
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espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
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Conviver, brincar, explorar, participar, expressar-se e conhecer-se são direitos que estão
relacionados às dez competências gerais.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Proporcionar um ambiente interativo e rico em experiências de aprendizagem no qual a criança participe da construção de seu conhecimento como sujeito ativo, fazendo uso dos esquemas mentais próprios a cada etapa de seu desenvolvimento.
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Oportunizar atividades que favoreçam a exploração, a descoberta e a valorização de suas experiências individuais e coletivas.
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Despertar a curiosidade e desenvolver a imaginação.
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Desenvolver habilidades como: movimentar, recortar, pintar, perceber, organizar, pinçar, escrever, analisar, comentar, comparar, concluir, criticar, interagir, explicar e resumir.
A prática da educação infantil deve ser organizada de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
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Socioafetiva
- Construir uma autoimagem positiva descobrindo sua identidade e percebendo suas potencialidades e limitações, atuando de forma cada vez mais independente, despertando a aceitação e a convivência com as diferenças.
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Articular seus interesses e seus pontos de vista com as demais crianças e adultos, expressando suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, utilizando as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), avançando no seu processo de construção de significado.
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Cognitiva
- Construir conhecimentos à medida que age, observa, interage e se relaciona com objetos do mundo físico através de desafios e trocas de informações desenvolvendo seu pensamento e incorporando dados e relações.
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Físico-motora
- Expandir seus movimentos explorando seu corpo e o espaço físico de modo que adquira a conscientização de sua corporeidade e lateralidade situando-se no espaço e no tempo, adquirindo habilidades e coordenação de seus gestos e movimentos.
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A atividade psicomotora favorece a criatividade, canaliza sentimentos e auxilia a expressão da criança favorecendo um conhecimento de si mesmo, do outro e do meio.
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Linguística
- Conhecer e distinguir diferentes formas de representação verbal e escrita, não apenas no que diz respeito à expressão individual, mas como instrumento.
- Exprimir e comunicar suas ideias e sentimentos de formas variadas através de conversas, desenhos, músicas, livros, histórias, dramatizações e escritas desenvolvendo sua linguagem própria com autonomia e vocabulário rico, favorecendo, portanto, uma base sólida, significativa e contextualizada para seu processo de construção da linguagem escrita. fundamental para o processo de socialização.