Segunda edição da Revista Parresia conta com artigos de membros do Colégio Shalom

A revista é uma parceria do Instituto com a Pastoral Universitária da PUCSP e contará com artigos de Elizabeth Helen, Kaline Fonseca e Mariane Freire, todas do Colégio Shalom.


"Com artigos de diversos autores que inspirados na visão Educativa de Edith Stein e na experiência educativa e formativa da Comunidade Católica Shalom compartilham com os leitores fundamentos e práticas que lançam luzes a muitas inquietações daqueles que têm a desafiante tarefa de formar pessoas humanas, por meio da educação."


Confira o resumo dos artigos:




A FORMAÇÃO DA PESSOA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL


Elizabeth Helen Castro Neto de Araújo

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Ceará; Diretora Pedagógica do Colégio Shalom; Membro consagrado da comunidade de vida da Comunidade Católica Shalom.


Lara Oliveira de Sousa

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Gestão e coordenação escolar; Especializanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência intelectual; Professora do Colégio Shalom; Membro da Comunidade Católica Shalom.


Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre uma proposta de Educação Integral que favoreça de forma autêntica o desenvolvimento pleno do ser humano. Para este fim foi utilizado o conceito de pessoa segundo Edith Stein e posterior, do Catecismo da Igreja Católica. Procurou-se especular o que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os direitos da criança e do adolescente a respeito desta temática de ensino. Seguiu-se com a visão de autores apoiados na Tradição da Igreja Católica, consolidando-se com a perspectiva de educação encontrada no Carisma Shalom.


Palavras-chave: Antropologia; Educação; Edith Stein; Evangelho; Fé.







EDUCAÇÃO SHALOM: UMA PRÁTICA INCLUSIVA


Kaline Vanessa C. Delgado Fonseca1

Larissa Menezes Santos Rocha2

Thiago Amâncio Julião Santiago3

Naiana Nogueira de Araújo Menezes4

Carolina Farias Machado Lima5


Resumo: O presente artigo tem por objetivo discorrer a respeito da inclusão para a Educação Shalom enquanto prática constitutiva da espiritualidade que impele um olhar de compromisso com cada ser humano. Para esse fim, foi realizado breve delineamento quanto ao percurso histórico da inclusão escolar no Brasil e os contornos da perspectiva inclusiva no decorrer da história pedagógica do colégio Shalom. Compreende-se que a prática inclusiva é intrínseca à educação Shalom em que todos são colaboradores e responsáveis. E para tal, recorremos a obrigatoriedade das leis não como um peso institucional, mas como um aparato a fim de contribuirmos com as potencialidades e adequação diante das limitações próprias de cada desenvolvimento humano.


Palavras-chave : Educação Shalom; Inclusão; Educação Integral.








UM MUNDO NOVO TAMBÉM É FEITO DE CRIANÇAS NOVAS


Mariane Freire da Silva

Membro consagrada na Comunidade Católica Shalom;

Pedagoga e atualmente compõe a Equipe Pedagógica do Colégio Shalom como orientadora educacional.




Resumo: Através de observações realizadas pela equipe pedagógica do Colégio Shalom, durante os anos de 2018 e 2019, apresentaremos recortes do cotidiano que destacam a escolha dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental pela vivência da santidade no ordinário do dia a dia infantil. Vale ressaltar que toda a novidade proposta nos Escritos da Comunidade Católica Shalom é precedida de uma experiência fundamental com o Amor que gera amor e conduz à santidade. Tomando por base os fundamentos teóricos de Edith Stein para uma educação integral e os documentos da Comunidade Católica Shalom, dos quais fundamenta-se a ação educativa do Colégio, denota-se que a missão proposta pela instituição em “educar a inteligência e o coração” é apresentada e escolhida pelos alunos como verdadeiro estilo de vida oriundo de uma cultura de infância peculiar promovida entre alunos e educadores que visa a plena realização do ser humano.


Palavras-chave: Educação Integral; Infância; Culturas da Infância; Criança.

31 visualizações0 comentário
Colégio Shalom educando a inteligência e o coração