Alunos do Colégio Shalom participam de retiro online em preparação para a Primeira Eucaristia

Atualizado: 16 de mar. de 2021

O encontro foi marcado por momentos de oração, louvor e formação.

No último sábado (27), os alunos do quarto ano do Colégio Shalom participaram de um retiro online em preparação para a receber a primeira Eucaristia. O encontro foi marcado por momentos de oração, louvor e formação. Vinícius Monteiro, missionário da Comunidade de Vida que serve na escola, contou como foi essa etapa tão importante no processo de preparação dos pequenos para a Primeira Comunhão.

“Nós íamos ter um manhã de oração para eles, mas, devido ao novo decreto, não foi possível, e aí surgiu a ideia de fazermos uma manhã espiritual online, não como aula, mas como um momento em que eles pudessem vivenciar um retiro”, explica o missionário.

O encontro começou com a acolhida dos estudantes e, em seguida, eles conheceram cada parte da Santa Missa. Após um breve intervalo, houve um momento de louvor, seguido de formação sobre os santos e a Eucaristia. O dia foi finalizado com a adoração a Jesus Eucarístico. Segundo Vinícius, mesmo com o retiro sendo virtual, as crianças conseguiram parar para rezar.

Ao final do encontro, algumas alunos partilharam sobre como foi viver cada momento. O pequeno Rafael Alves foi um deles. O jovem disse, muito emocionado, que Jesus estava no seu coração, dando lhe um abraço e uma alegria muito grande. Rafael falou ainda que foi muito forte a presença de Deus na adoração.

A mãe de Clara Fonseca, da mesma turma, disse que a filha sentiu muita vontade de abraçar jesus. “Às vezes, fica pensando se é coisa de sua cabeça, mas abraça as pessoas e a vontade continua”, contou. O abraço que Clara deseja só Jesus pode dar. Já a pequena Maria Sousa, coleguinha de Clara, falou para sua família que sentiu “um fogo no coraçãozinho que queima de amor por Jesus”.

“Esse retiro veio renovar no coração dela o desejo ardente pela Eucaristia e que ela não vê a hora de comungá-lo, chega a sentir um frio na barriga quando lembra do grande dia”, destacou ainda a mãe de Maria sobre a experiência da filha.

Primeira Eucaristia

A preparação para a primeira Eucaristia no Colégio Shalom dura cerca de um ano e tem encontros semanais. Geralmente, é feita pelos alunos que estão no quarto ano do Ensino Fundamental, ou seja, aqueles que têm 9 ou 10 anos de idade. As formações são baseadas nos ensinos do Catecismo da Igreja Católica (CIC) e tem ainda como fundamento a vida espiritual das crianças. “A gente preza muito pela formação espiritual deles, no sentido de amor a Eucaristia”, ressalta Vinícius.

Fonte: comshalom.org